O vereador – Moisés Sivirino encaminhou propositura para o governo fronteirense, propondo a implantação do protocolo de Manchester na Unidade Mista de Saúde (UMS).
Ele justificou sua indicação, lembrando que o “Protocolo de Manchester” consiste em um método de classificação de riscos para a saúde, amplamente utilizado no mundo para determinar quais são os atendimentos prioritários nas unidades de emergência.
“Por meio da metodologia, é possível identificar de maneira célere quais são os pacientes estáveis e aqueles com riscos mais elevados. Dessa forma, é possível organizar o atendimento, priorizando emergências e urgências”, explicou o parlamentar.
Ele explicou ainda durante sessão ordinária realizada na terça-feira, 11 de outubro, que o objetivo deste protocolo, é identificar o risco do quadro do paciente, colocando uma pulseira nele que indica a gravidade do caso e a priorização do seu atendimento.
“As cores das pulseiras são classificadas de acordo com as considerações médicas em cada caso, ou seja, emergencial (cor vermelha); muito urgente (cor laranja); urgente (cor amarela); pouco urgente (cor verde) e não urgente (cor azul)”, concluiu o parlamentar.
Publicado em: 14 de outubro de 2022
Publicado por: Edson T. dos Santos (Assessoria de Comunicação)
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara