Mesmo com a grave crise financeira que atinge a todos os municípios mineiros, a Prefeitura de Fronteira, através de pedido prioritário do prefeito Marcelo Passuelo, enviou um projeto de lei, que foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores, que concede reajuste salarial a todos os funcionários do executivo fronteirense.
Aliás, o município de Fronteira, foi a única cidade de toda a região a proporcionar uma recomposição salarial para os servidores municipais, sendo que tanto os concursados quanto aqueles funcionários que foram contratados temporariamente, serão beneficiados pela decisão dos vereadores.
A recomposição salarial será 6,57 por cento, valor referente à inflação registrada entre janeiro a dezembro de 2016. Esse reajuste será feito gradualmente, a cada mês e o funcionário receberá um aumento de 2,19 por cento em seus vencimentos, até que o valor total do reajuste seja incorporado ao salário de todos.
Mas antes desse importante projeto de lei ser aprovado foi necessário muito diálogo e inúmeras reuniões entre os representantes do legislativo e do executivo fronteirense. O vereador Edson Bernardes Rodrigues, por exemplo, participou de todos esses encontros e fez questão de destacar que quando os vereadores e a Prefeitura se unem, quem ganha é a população. “Muitas pessoas acreditam que política se faz com confronto, com briga. Eu não, acredito que só conseguiremos construir uma sociedade melhor, uma cidade mais forte através da conversa franca e sincera. E foi isso que todos os vereadores e funcionários da prefeitura fizeram, conversaram em busca do bem comum, em prol da coletividade”, enfatizou Dunga.
O aumento salarial dos funcionários da Prefeitura de Fronteira foi amplamente debatido por todos os vereadores, que participaram de diversas reuniões. Durante esses encontros entre os vereadores e funcionários da Prefeitura, se discutia qual seria o valor desse reajuste e quais classes de trabalhadores seriam beneficiadas. “Nossa preocupação era com os motoristas da Prefeitura que estavam com os salários bastante defasados e com uma carga de trabalho muito pesada. Aliás, os funcionários do setor da saúde também tem se desdobrado, e trabalhado em vários turnos, por isso, também se fazia necessário que eles recebessem essa recomposição. E por falar em saúde, a situação dos agentes de combate a endemias também nos preocupava, já que eles estavam recebendo abaixo do piso nacional. Contudo, depois que essa recomposição for concluída, eles passarão a receber acima do piso e isso nos deixa muito feliz”, salientou Osmar Baianim, o presidente da Câmara de Fronteira.
Osmar ainda lembrou e elogiou o empenho do vereador Leandro Pineis em favor dos motoristas e enfermeiros que atuam no Município de Fronteira, lembrando que Leandro esteve atuando de forma fundamental em favor da classe!
Os vereadores estavam tão empenhados em aprovar essa recomposição salarial do funcionalismo público fronteirense, que até mesmo uma reunião extraordinária foi realizada para aprovar o projeto. “Em tese, a Câmara só iria se reunir no dia 09 de abril, mas decidimos antecipar essa reunião porque sabíamos que esse projeto era de suma importância. Além disso, como o projeto foi aprovado em março, os funcionários já vão receber parte desse reajuste agora em abril, é um aumento pequeno, mas que já faz diferença para muitos trabalhadores”, explicou o vereador Leandro Pineis.
Por último, o vereador Serginho destacou que a Câmara cumpriu a constituição que garante aos funcionários públicos recomposições salarias anuais, algo que não vinha sendo cumprido, já que os servidores estavam sem reajuste há dois anos. “Além de esse reajuste ser garantido por lei. Ele também gera um ciclo virtuoso, com mais dinheiro no bolso o servidor consome mais, e isso, queira ou não, movimenta e aquece a economia do nosso município. Enfim, todos saem ganhando com esse trabalho conjunto entre a Câmara e a Prefeitura”.
Diversos servidores da Prefeitura de Fronteira estiveram presentes à reunião extraordinária que aprovou o projeto de aumento salarial, e todos saíram de lá satisfeitos com o que foi decidido, demonstrando mais uma vez que a parceria entre Prefeitura e Câmara em trazido ótimos resultados para a cidade de Fronteira.
Depois de comunicado sobre a aprovação do aumento dos servidores pela Câmara de Fronteira, o prefeito Marcelo Passuelo comemorou, e destacou a importância da união entre prefeito e vereadores em benefício da cidade e do bem estar da população.
“A parceria entre a nossa administração e Câmara Municipal só tem trazido excelentes resultados para a nossa comunidade, e dessa vez conseguimos beneficiar os nossos servidores, afinal, são esses servidores os grandes parceiros do Governo, pois estão todos os dias em contato com a população, e a nossa intenção é oferecer sempre o melhor atendimento, e os melhores serviços para a população de Fronteira”, arrematou o prefeito Marcelo Passuelo.