Visando fomentar melhorias para o município, na noite de terça-feira, 13 de abril, durante sessão ordinária, realizada por vídeo conferência, os vereadores apresentaram e encaminharam 12 proposituras para o prefeito de Fronteira – Sérgio Cóxa (PSDB): 11 indicações, 1 nota de repúdio e 1 requerimento.
VEREADOR ZÉ NETO (PL)
O vereador – Zé Neto (PL) apresentou duas proposituras. Na primeira, propôs ao governo que providencie junto a Cemig: a substituição de poste na Rua das Camélias e a manutenção dos demais no bairro Jardim Assis Simplício, justificando que foram instalados de forma irregular. Ele aproveitou ainda para ressaltar que a iluminação pública no local está em condições precárias, com várias lâmpadas queimadas. Na segunda, pede para providenciar a instalação de lombadas no Jardim Ângelo Passuelo, nas ruas: 43 com a 48, 51 com a 52 e 56 com a 57, além de reivindicar limpeza de fossa séptica na Rua 58, no fundo da casa do senhor Fernando.
VEREADORES RICARDO BORGES (MDB) E ANGELITA (MDB)
Os vereadores emedebistas – Ricardo Borges e Angelita Marques apresentaram duas proposituras. Na primeira, solicitaram TABLETs para as agentes de Saúde, justificando que elas fazem visitas rotineiras em residências e tudo é anotado em formulários manuscritos, lembrando que com essa tecnologia, as ESFs (Estratégia de Saúde da Família), assegura o histórico de saúde das pessoas cadastradas. Eles encaminharam ainda Requerimento para o governo fronteirense, solicitando a relação de servidores contratados e comissionados pela atual gestão, de janeiro a Abril de 2021, justificando o envio do documento, dizendo que por serem representantes do povo e serem questionados pela população, estão solicitando as referidas informações.
VEREADORES RICARDO BORGES (MDB), OSMAR BAIANINHO E ANGELITA (MDB)
Eles, vereadores: Ricardo Borges, Osmar Baianinho (PP) e Angelita Marques solicitaram a equiparação salarial dos técnicos em Enfermagem com base nos dos agentes de combate às Endemias e Comunitários. Ainda reivindicaram o aumento do adicional de insalubridade e periculosidade de 20% para 40% (quarenta por cento), desses profissionais da Saúde, frisando que estão na linha de frente no enfrentamento a pandemia Covid-19, correndo diariamente, risco de contaminação.
VEREADOR SERGINHO (MDB)
O parlamentar – Serginho priorizou a instalação de grupo gerador na Unidade Mista de Saúde (UMS). Ele justificou seu pedido ao governo, lembrando que é indispensável à instalação desse equipamento na principal unidade médica do município, frisando que atualmente, é prioridade garantir os procedimentos de saúde que necessitam de energia 24 horas, principalmente, de pacientes com Covid-19. “Se ocorrer suspensão do fornecimento de energia elétrica repentino na UMS, como tem ocorrido em nossa cidade, esses pacientes, que dependem de oxigênio, correm risco de vida. Com um grupo gerador no hospital, estarão mais seguros”, afirmou o vereador.
VEREADOR OSMAR BAIANINHO (PP)
Para o vereador – Osmar Baianinho (PP) é prioridade a higienização com hipoclorito de sódio, recomendado pela ANVISA, de todos os espaços públicos: praças, ruas e unidades de saúde. “O fato de ter aumentado os casos de Covid-19 no município, acredito que a higienização é imprescindível neste momento, auxiliando no combate e evitando a proliferação do vírus”, destacou o vereador.
VEREADOR ZENILDO (PSD)
O vereador – Zenildo Targino (PSD) encaminhou três proposituras para o governo fronteirense. Na primeira, propôs a construção de lombadas em diversos logradouros do município. “Essa iniciativa controlaria a velocidade desses veículos, diminuindo os riscos de acidentes”, alertou o parlamentar. Na segunda, reivindicou implantação de iluminação na entrada do Distrito Santo Antonio do Rio Grande, ressaltando que a travessia na BR-153, é perigosa, principalmente, à noite. E, na terceira propositura, Zenildo Pintor, pede ao governo para criar um auxilio emergencial municipal no valor de R$150,00 (cento e cinquenta reais), objetivando atender 300 famílias carentes, por um período de 90 dias. Ele justificou sua reivindicação, dizendo que em virtude da pandemia, inúmeras famílias de baixa renda têm enfrentado muitas dificuldades para trabalhar e prover seu sustento. O parlamentar lembrou também que o programa poderá ser desenvolvido em parceria com Câmara, que devolveria mensalmente, parte do seu orçamento para prefeitura, um valor de R$ 45 mil.
VEREADOR MOISÉS SEVERINO (PSDB)
O vereador – Moisés Severino apresentou duas indicações. Na primeira, solicita ao governo fronteirense, que sejam utilizadas como meio exclusivo de controle de isolamento: pulseiras de identificação de pessoas suspeitas (amarela) e positivadas (vermelha) com Covid-19. Ele justificou sua propositura, afirmando que existem várias solicitações da população, com base em que, pessoas com suspeitas ou contaminadas pelo Coronavírus, estão circulando pelo comércio e lugares públicos da cidade, violando o isolamento. “A retirada da pulseira ou flagrada fora do isolamento, o cidadão deverá ser punido exemplarmente, pois estão cometendo crime”, destacou o vereador. O parlamentar apresentou ainda Moção de Repudio à medida provisória n° 1.031 de 23 de fevereiro de 2021, que visa à privatização da Eletrobrás. Ele justificou sua ação parlamentar, frisando que a privatização do sistema, é um risco para o país, em virtude de que, o Brasil, perderia o controle de suas maiores riquezas: rios e energia elétrica.
Publicado em: 22 de abril de 2021
Publicado por: Edson T. dos Santos (Assessoria de Comunicação)
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara